segunda-feira, 3 de maio de 2010

PREPARE AS ROUPAS PARA O INVERNO

Hoje de manhã senti um ventinho frio e me lembrei que está na hora de começar a tirar dos armários os casacos, as malhas, as botas, os cobertores, os edredons…e aquele cheirinho de armário está em tudo. O antigo costume de colocar tudo ao sol por algum tempo (cuidado para não exagerar porque o sol descolore as roupas) continua valendo, mas para algumas de nós, que moramos em "apertamentos", que a área de serviço nem ventilada é, fica um pouquinho difícil.
Zapeandopela net, encontrei o site personalassistant, com várias dicas para limpeza das peças e problemas específicos:

BOLOR: umedeça o local com água e água oxigenada 10 volumes e coloque a peça para quarar ao sol.

MOFO: em tecido branco ou de cor resistente, mergulhar e deixar um pouco na água com cândida diluída. Em tecido de cor, umedecer com suco de limão. Em tecido sintético ou seda, molhar num banho de leite.

CHEIRO DE NAFTALINA: coloque ½ xícara de bicarbonato de sódio ao ciclo de lavagem da máquina e o cheiro de guardado será eliminado.

SAPATOS DE CAMURÇA: esfregue miolo de pão para limpar sapatos de camurça.

MANCHAS NA CAMURÇA: esfregue-as cuidadosamente em movimentos circulares com pano limpo embebido em aveia moída. Retire o pó com uma escovinha de arame para camurça.

MOFO EM COURO: passe um pano seco e limpo em toda peça, em seguida, passe um solução de água com vinagre de maçã esfregando delicadamente com um pano seco e limpo, deixe secar a sombra por horas. Depois, para hidratar, passe ligeiramente glicerina líquida. Temos que nos lembrar que couro é uma pele que também precisa de cuidados especiais: respirar e hidratação.

PARA CONSERVAR MEIAS DE NYLON: faça uma mistura de água e vinagre branco de vinho, em partes iguais, e lave suas meias.

LAVANDO ROUPAS ESCURAS: com o sabão, use vinagre branco de vinho na mesma proporção. Para 10 litros de água, 3 colheres de sabão e 3 colheres de vinagre.

Quando o inverno acabar eu volto para dizer a maneira correta de guardar estas roupas para que estejam bonitas e novas para o próximo ano.

0 Comentários. Comente também!: