quinta-feira, 15 de julho de 2010

Desculpas e.... Bolo de fubá e Goiabada (Nham!)

Primeiramente gostaria de me desculpar pela ausência nesses dias. Eu sei que estou em falta com vocês, com o Moderna, mas gostaria de esclarecer que é geral, nada pessoal, hein?
Tudo se transformou em caos essa semana na minha vida. Acabei ganhando uma oportunidade incrível no trabalho e, para mostrar que tenho condições de abraçar novos desafios, tive que abandonar um pouco o blog e outros prazeres (mas só um pouquinho). Espero que me desculpem e torçam por mim, é claro.

Também queria dedicar um pouquinho desse espaço para mandar um beijo enoooorme para o meu primo querido Luiz Felipe, que está bem longe se recuperando de uma fatalidade. E para a minha tia-amiga-incrível Patrícia. Meus beijos, orações, desejo de retorno breve e a receita que te prometi. Vocês são incríveis e é maravilhoso tê-los como parte da minha vida. "Guys, everything is gonna be alright!!!!"

Agora coisinha mais gostosa do mundo: Bolo de Fubá e Goiabadaaaaaa.......(Tô gemendo até agora)!
Gente, fubá já é tudo de bom, vocês sabem. Mas eu estava namorando há tempos uma receita  de um livro maravilhoso que ganhei da Dani e resolvi, mesmo de dieta, cometer o pecado de fazê-la. E agora, após o deslize, tenho obrigação de compartilhar com vocês. Pena que blog não tem cheiro nem gosto, senão eu juro que vocês se matariam por um naquinho só do bendito pecado...

 O livro é o COZINHANDO PARA AMIGOS 2: ENTRE PANELAS E TIGELAS  de Heloisa Bacellar. Maravilhoso, cheio de receitinhas divididas por tópicos e essa, em especial, está na categoria das festas juninas.

Sem delongas, agora a receita!

BOLO DE FUBÁ E GOIABADA

INGREDIENTES:
2 xícaras de fubá
2 xícaras de leite
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de óleo de soja ou canola
50g de manteiga sem sal
1 colher de chá de sal
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 1/2 xícara de cubos de 1cm de goiabada
manteiga para untar e fubá para polvilhar

Coloque o fubá, leite, açúcar, óleo, manteiga e o sal numa panela média, aqueça e, sempre mexendo, deixe no fogo por 10 minutos, até a massa ferver e engrossar e o fundo da panela aparecer. Retire do fogo e deixe amornar por 15 minutos.

PREPARO:
Aqueça o forno a 200 graus. Unte uma assadeira grande com a manteiga e polvilhe com o fubá. Quebre os ovos, coloque as gemas em uma tigela e bata as claras em neve. Quando a massa da panela esfriar, junte as gemas, o fermento e, em seguida, incorpore as claras em neve com a ajuda de uma espátula. Despeje metade da massa na forma, espalhe por cima a metade da goiabada, cubra com o restante da massa e finalize com a goiaba ainda não utilizada. Asse o bolo por 40 minutos, até que tenha crescido e esteja dourado e firme (o palito deveá sair limpo). Deixe esfriar e desenforme sobre um prato raso, cortado em pedaços.
Bolo no tabuleiro
Sugestão para servir: Coloque em um prato de bolo alto bem lindo e deixe na mesa. Ninguém resiste....

Beijos e até a próxima!

5 Comentários. Comente também!:

Margot disse...

Hummmmmmmmm, qu edelícia Mari! Vou me aventurar e depois te conto! Bjs!

Meg disse...

Mari, eu não sou dada as artes culinárias mas às vezes me atrevo.Farei esta receita mas acho que vou colocar requeijão, depois te conto o que virou.E aproveitando, você sabe como fazer palha de shitake? beijos, Meg

Mariana disse...

Oi Meg,

Nunca nem ouvi falar nessa palha de shitake, mas se vc descobrir e quiser compartilhar, coloco aqui no blog! Beijos.

Mariana disse...

Margot,

Se não conseguir, faço ele prá vc quando vierem aqui!!! Beijocas.

Leo Aarestrup disse...

Para fazer palha de shitake (orientações dadas por um cozinheiro da rede Koni): corte o shitake em tirinhas bem finas, passe na farinha de trigo e frite em temperatura alta. Retire e deixe secar em papel toalha; só então acrescente sal a gosto. Parece simples, né? Vou testar e ver se funciona.