quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SERVIÇO DE MESA PARA FESTINHAS INFORMAIS

Todo final de ano acabo passando as festas de fim de ano na casa de alguém da família. Normalmente, quem faz é a minha irmã ou minha mãe (que moram em casa e tem espaço suficiente para um batalhão de gente), mas esse ano irei fazer o Reveillón, que também é meu aniversário, em casa.

Então fiquei aqui quebrando a minha cabeça, em como montar a mesa de forma original e despojada, sem perder o charme. Lá em casa, a sala de jantar é integrada com o estar, e o serviço acaba sendo invariavelmente, à brasileira (ou americana, apesar de ter algumas diferenças). Na verdade, acho que quase todo mundo vive em espaços assim, por isso o post de hoje é sobre esse tipo de serviço.

Vocês sabem o que é o serviço à brasileira?

É o tipo de serviço que mais estamos acostumados no Brasil (dãhr, claro), é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.


Os anfitriões têm três opções:
Servir todos os convidados – ou repetir travessas – ou deixar os convidados se servirem à vontade.

Seguem algumas sugestões para a organização da mesa e do ambiente:

Para colocação dos talheres, bebidas e afins:

Olha que original. É claro que é bastante despojado. Eu  recomendaria somente para um churrasco, ou almoço de domingo. O que pode acontecer no dia 1° do ano, que é de ressaca total e você não está com um "pingo" de saco para arrumar nada, ou então para o dia 25, que é pós- SantaClaus. Ressaca idem.
Mas não deixa de ser um charme.
Foto: Revista Casa e Jardim












                                                                      Baldes de alumínio para os talheres e guardanapos.
















Se a festa for regada a muita bebida, vale a pena já deixar as taças no gelo.

Talheres fincados no arroz. Muito bacana essa sugestão. Aliás, os grãos de arroz, lentilha, grão de bico, feijão, são muito usados nas decorações de mesas.









Arranjos para o aparador:

Esse arranjo lindão minha irmã encomendou na tudo são flores para o aniversário da sogra dela. Você mesma pode fazer com várias alturas de vidros, sem maiores complicações. Se não tiver habilidade para montar o arranjo, use copos de leite ou plantas de caule duro, que vc encontra facilmente em viveiros.
Eu gosto muito dessa aqui:
 
Callas de todas as cores












 VELAS E PORTA-GUARDANAPOS:



Creative Commons License photo credit: Laenulfean

       imagens: decoracaocasas.com






E vocês, como vão arrumar as suas casas paras as festas?

Beijos e até a próxima!

1 Comentários. Comente também!:

Janaina Ortiga disse...

Mari, adoreiiiiii