quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lombo à Brasileira

Lombinho... tcharã!
Essa  é a segunda vez que eu faço a receita de lombinho à brasileira do livro da D. Benta. Eu achei muito fácil e gostosa. A carne fica bem molhadinha, mas agora eu dei uma adaptada, retirei o bacon e diminuí o limão, mas teve um motivo especial.....

Eu simplesmente adoro combinar o doce com o sal, então, como tínhamos um molho de mirtillo congelado em casa, resolvi acrescentar ao prato e ficou.... divino!!!!

Mesa posta
Prato feito

Ps.: O truque para o arroz ficar bonitinho assim é simples: coloca umas duas colheres de arroz em uma xícara de fundo redondo ou a que quiser, compacte bem e vire com uma certa rapidez no prato. Fica lindo de morrer!

Então vamos à receitinha!!!!


Lombo à Brasileira

Ingredientes
Lombo:
800kg de lombo de porco
1 xícara (chá)e vinho branco
1 cebola grande cortadas em rodelas
2 dentes de alho picados (eu não uso, vocês já sabem)
1 folha de louro
1 galhinho de alecrim
Sal e pimenta a gosto
4 fatias de bacon fatiado
Limão à gosto

Molho:
1/2 xícara (chá) de tomates picados
1/2 xícara (chá) de caldo de carne
1 cebola média em rodelas

Modo de fazer:

Tempere o lombo com o vinho, a cebola, o alecrim, o alho, sal e pimenta, louro e o suco de limão, deixando de molho por umas 4 horas.
Ponha o lombo e todos os temperos numa assadeira, espalhe as fatias de bacon por cima e leve para assar em forno quente, por uma hora coberto com papel alumínio, e mais uma hora sem o papel. Regue com o próprio molho, e se precisar adicione água para não secar. Retire o lombo do forno, e corte em fatias. Reserve.
Na assadeira que assou o lombo, retire o excesso de gordura, e passe por uma peneira o que sobrou. Reserve.
Leve ao fogo uma panela com azeite, refogue as cebolas fatiadas do molho, adicione os tomates picados (eu usei os tomates pelados), refogue bem e coloque o caldo que você peneirou do assado, prove o sal e sirva com o lombo.

Beijos e até a próxima!
 

0 Comentários. Comente também!: