quarta-feira, 30 de junho de 2010

ALERTA GERAL

Gente, resolvi transcrever aqui uma notícia que li no Blog da Marina (2Beauty) que muito nos interessa e nos alerta sobre os perigos dos tratamentos estéticos.
Eu sou uma das primeiras a me animar com as novidades no mundo dos cosméticos, tratamentos e afins. Mas tenho muito cuidado em NÃO SER A PRIMEIRA E COBAIA em nenhum tipo de tratamento. antes de ir a qualquer médico, esteticista, cabeleleior, gosto sempre de perguntar para a cliente que indica, quais as suas impressões, inclusive sobre o comportamento e atitude do profissional. Isso nos diz muito. Várias vezes, quando me pedem indicação de médicos, por exemplo, costumo dizer inclusive se ele é simpático, mal humorado, e se o tratamento funcionou ou não.
Bem, sem delongas, aqui vai o relato da Lílian, que voês podem ler também no blog da Marina (só clicar no link acima em azul).

Meninas, estou escrevendo este tópico depois de algo muito sério que aconteceu comigo no sábado.

A idéia não é denegrir a imagem de ninguém, mas apenas de alertar a todas para os charlatanismos que encontramos por aí na nossa busca pela beleza e que, sem aviso prévio, podem tirar a nossa vida.

Neste sábado, por indicação de uma amiga aqui do fórum fui a um salão chamado ”X” aqui em São Paulo. O salão fica dentro de um Spa chamado ”X” e está localizado na avenida Europa. Endereço mais trendy e chique de São Paulo.

Esse salão é famosinho por seus tratamentos naturais (ou “pseudonaturais”) para os cabelos… E ficou muito conhecido por um tratamento chamado “Fios de Seda” que já foi citado em vários blogs tipo Mariah, It Girls e até na revista Vogue.

A idéia desse “Fios de Seda” é alisar o cabelo SEM QUÍMICA, com uma fórmula 100% NATURAL a base de “queratina e aminoácidos” segundo as moças do salão. Acreditando nessa promessa fui lá eu no último sábado as 11:00 da manhã.

O salão é lindo, maravilhoso… as atendentes são atenciosas e prestativas. Mas confessso que dada a fama imensa do salão, fama essa de transformar o cabelo das clientes e deixa-los saudáveis e incrivelmente brilhantes, eu esperava que as atendentes tivessem também cabelos incríveis… afinal é pressuposto que elas também usem os tratamentos que aplicam.

Meu cabelo tratado a Kerastase (que segundo elas destrói o cabelo pq é muito pesado e não é natural) era muito melhor que o de qq menina lá… Essa foi minha primeira decepção.

Marquei horário com a ”X” (dona do salão). Segundo me falaram ela é quem devia fazer o diagnóstico do cabelo e indicar o tratamento adequado. Mas logo que cheguei fui informada que ela não tinha ido pois estava muito gripada. Minutos depois eu iria descobrir que era mentira. Uma das atendentes falou pra outra cliente que ela não tinha ido pq estava fazendo mudança de casa.

Sentei na cadeira e veio uma moça fazer meu diagnóstico… pegou no meu cabelo, olhou pra ele e disse que eu estava com o couro cabeludo muito grosso e os fios mal tratados. Precisaria fazer 2 tratamentos: uma limpeza do couro e o Fios de Seda… para recuperar o cabelo.

Ela APENAS OLHOU PRO MEU CABELO… imaginei que por se tratar de um salão taããããããão renomado ela usaria aquela máquina pra analisar meu fio, olharia meu couro cabeludo com câmera, etc como o pessoal do Instituto do Cabelo faz.

Expliquei pra moça que eu era alérgica a Iodo e Formol e perguntei se algum desses componentes estavam nas fórmulas do tratamento. Ela disse que não, que poderia ficar tranquila que era tudo natural. Me animei!!

Bem, topei os 2 tratamentos. PREÇO: R$ 700 REAIS.

Ou seja, sentei numa cadeira de salão, disposta a deixar 700 reais… o MÍNIMO que eu poderia esperar era ter um tratamento razoável.

Comecei a limpeza de couro.

Uma moça loira muitissimo gentil e educada passou um creme de mel nos meus cabelos (que absorveram super bem o creme), depois passou um líquido a base de cânfora no meu couro cabeludo, fez massagem, esfregou bastante com uma escovinha pra limpar e deu uma carga de um líquido marrom… segundo ela, vitaminas. Foi super gostoso e relaxante.

Lavei o cabelo e parecia que meu couro respirava… muito bom mesmo.

Detalhe: ELA FEZ TODO ESSE PROCEDIMENTO SEM UTILIZAR LUVAS!!!! USOU AS PRÓPRIAS MÃOS E MISTURAVA O CREME DE MEL AO LÍQUIDO DE VITAMINAS NA PALMA DA MÃO.

Bem, terminada a limpeza do couro iria começar o Fios de Seda. Vieram então 2 moças, munidas de tigelinha, pincél E DESTA VEZ LUVAS NAS MÃOS. Cara, se tem uma coisa que eu sou é inteligente e meu senso de lógica é inquestionável… NA MESMA HORA CONCLUÍ QUE O PRODUTO TINHA QUÍMICA SIM E NÃO ERA 100% NATURAL.

Mas nas esperança de ficar com as madeixas da Isabella Fiorentino apenas falei mais uma vez: “Moça, tenho X-Tenso nos cabelos… isso é natural mesmo neh??? Não vai cair meu cabelo??”. E mais, dei uma de louca “Já perguntei se tem formól????” e a respotas dela foi “Já e eu já disse que não”.

Bem, mesmo sabendo que ia passar algo químico no cabelo, desde que não fosse nem formól nem íodo eu to pouco ligando desde que meu cabelo fique bom.E continuei meu processo de auto-enganação.

As 2 moças começaram a aplicar o produto pela parte de trás do meu cabelo. Quietas, sem dar uma palavra, sem abrir a boca iam aplicando…e tudo que eu perguntava era diziam “Uhummm”… Sem falar.

De repente uma das moças saiu… vi pelo espelho ela indo respirar do outro lado do salão. Respirou e voltou. Me fingi de morta (auto-enganação)… continuamos passando o produto.

Quando chegaram no alto da cabeça senti um cheiro conhecido… mas não falei nada.Até o momento que o pincél encostou na minha cabeça e na testa.

Elas terminaram de passar e falaram: “Vamos deixar um tempo agindo e depois escovamos”. Aí começou a parte trash.

Uns 20 segundos depois do pincel encostar na minha pele sinto o couro queimar e aviso elas. Falei “Moça, meu couro ta queimando… o que está acontecendo?” e elas respondem que estou sensível devido a limpeza e que iriam começar logo a escovação, sem tempo de pausa. Nesse momento minha testa começava a ficar vermelha.

Quando ligaram o secador respirei o vapor do produto: FORMOL!!! E isso desencadeou em mim uma reação alérgica que começou com sufocamento. Me levaram pro lado de fora do salão pra respirar…

Eu disse “Voces estão loucas???? ISSO É FORMOL!!! EU AVISEI QUE SOU ALÉRGICA”.

Aí começaram as desculpas… e uma das moças teve a pachorra de me falar que a minha tosse devia ser por causa da Henna que uma mulher ao lado estava passando no cabelo. PERAÍ NEH AMIGA??? Se tem uma coisa que odeioooo é que subestimem minha inteligência… me da ódio.

Voltei pra dentro e vi minha testa vermelha… a tosse não passava. Nisso meus braços começaram a coçar muito e eu percebi que tinha sido enganada. Deitei no lavatório, tossindo de quase não conseguir respirar e mandei tiraram aquela porcaria da minha cabeça. Minhas mãos incharam e o couro cabeludo amorteceu… Eu estava entrando em crise.

Nisso a atendente manda o motorista, segurança sei la quem ir comprar um anti-alérgico. Passaram-se 10 minutos e ele não voltou. Lavei o cabelo, penteei, peguei a bolsa e sai da sala dizendo que elas não podiam brincar com a vida das pessoas.

Na recepção não queriam me cobrar nada… fiz questão de pagar os 240 reais que devia pela limpeza do couro e saí correndo.

Cheguei na Drogaria Iguatemi com a testa pegando fogo e os lábios inchados. Tomei o anti-alérgico antes mesmo de passar no caixa e em 1 hora eu estava bem.

Isso porque fiquei menos de 3 minutos com aquela porcaria encostada na minha pele.

Liguei no salão e pedi pra tal da ”X” (a dona) me ligar. Quando ela me ligou ela estava “visivelmente” chateada e transtornada… não sabia o que dizer.

Eu disse pra ela que elas tinham mentido pra mim e que eu poderia ter morrido. Acusei ela de usar formol sem avisar as clientes e ela disse que não era formol, era Etil-alguma coisa… (AFIRMAÇÃO QUE POR SI SÓ JÁ MOSTRA QUE O PRODUTO NÃO É 100% NATURAL COMO ELES VENDEM).

Ela tentava me convencer de que eu tinha tido uma irritação por causa da limpeza de couro e não uma reação alérgica.Eu disse a ela que não adiantava me enganar… tenho quase 30 anos e sou alérgica desde que nasci. Sei diferenciar. Irritação coça, arde. Reação alérgica sufoca, incha os lábios, provoca tosse.
Disse também para ela parar com esse blablabla de etil…era formol!!! Eu sei!!! O mesmo cheiro que tem as cobras de laboratório…o mesmo cheiro que sinto nos salões e preciso sair de perto.

Quando disse isso ela parou de insistir.

Finalizei explicando pra ela que a pessoa alérgica é alérgica a 10%, a 5% a 2% e a 0,00001%. Então se a fórmula tem quimica ELA TEM POR OBRIGAÇÃO INFORMAR ÀS CLIENTES SOBRE ESSA COMPOSIÇÃO.

Tanto a minha vida quanto a carreira dela poderiam ter acabado neste sábado. Por negligência dela e burrice minha. Sinto muito pelas pessoas que fizeram o tratamento com ela achando que estavam usando produtos naturais… assim como eu, foram enganadas. E perderam MUITO dinheiro.

Meu cabelo hoje está impregnado de formol, assim como o das moças que fazem o fios de seda. No sabado a tarde a ”X” me ligou de novo para ver como eu estava e oferecer o suporte dela pra qq coisa, mas o maior suporte que ela pode oferecer É SER TRANSPARENTE COM SUAS CLIENTES.

Se eu não fosse alérgica e o tratamento me fizesse bem, eu faria amarradona. Mas EU AVISEI….PERGUNTEI 3 VEZES E MENTIRAM PRA MIM. ISSO É IMPERDOÁVEL.

A Michelle B. nossa moderadora aqui no fórum, se estivesse no meu lugar teria morrido pq a alergia dela é pior ainda. Enfim, só queria deixar esse alerta e dizer que não existe mágica.

Fiquei pensando depois que se ela realmente tivesse inventado uma fórmula 100% natural e que alisa os cabelos por 3 meses, ela venderia para a Loreal e ficaria bilionária. Sinto vergonha pela minha imaturidade e cegueira na busca pela beleza.

Quem quiser mais detalhes, pode visitar o fórum:  (mas tem que se cadastrar)http://2beauty.poros.kinghost.net/forum/index.php?/topic/1535-charlatanismo-na-industria-da-beleza/


Vamos ter critério e muito cuidado. Se for fazer um procedimento e nomeio do processo desconfiar, pare na hora!!! Beijos e até a próxima!

1 Comentários. Comente também!:

Margot disse...

Tô passada Mari. Que coisa horrível. Pena que a autora não quis dizer o nome do salão, essas coisas TEM que serem divulgadas!