quarta-feira, 26 de maio de 2010

E as unhas, hein?


Gente, eu adoro uma unha bem feita. Acho que desde os meus 15 anos mais ou menos, não fico uma semana sequer sem fazê-las. É um vício mesmo e me dá a maior sensação de desleixo quando vai chegando o final da semana e o esmalte começa a descascar, a cutícula a aparecer... Terror e pânico.
Mas desde que a Maria clara nasceu, nunca mais eu tive as unhas fortes de novo. Já fiz de tudo: mudei alimentação, fiquei sem pintar um tempo, agora estou tomando um medicamento chamado Pantogard que, depois de 01 mês, ainda não vi o resultado. a unha vai crescendo e, de repente, ela quebra, fissura, desfolha.
Aí eu recebo de uma amiga querida (brigadão Dri) umas dicas e resolvi compartilhar.
Vai que alguém aí sofre que nem eu, né?

DICAS PRECISOSAS PARA AS UNHAS:
Materiais: removedor de esmaltes; base para unhas; esmalte; palito para retirar os cantos de esmalte; algodão; óleo secante. Retire todo o resíduo de esmalte que estiver nas unhas. Passe a base e o esmalte. À medida que o fizer, tire o excesso que fica nos cantos com a ajuda de um palito (existem palitos especiais para isso, encontrados em farmácias). Utilize quantas mãos de esmalte quiser, sempre repetindo esse procedimento. Para retirar o esmalte que ficou na pele, aproveite uma dica preciosa de Fique Linda: passando o óleo secante em todo lugar que tiver esmalte antes, ele amolece e sai com mais facilidade. Então, é só enrolar um pouco de algodão no palito, embebê-lo no removedor de esmaltes e tirar os restos.



REPOUSO
Se você tem o tipo de unha que quebra sempre, elas merecem repouso, isto quer dizer uma semana sem esmalte. E se lembre de usar sempre um hidratante. Para manter, use jojoba ou óleo de abacate para fazer massagens, tb na cutícula.

UNHAS AMARELADAS
Se por algum motivo você tem as unhas amareladas, use suco de limão. Corte um limão a metade e afunde seu dedinho dentro. Elas voltarão a ser rosinhas!  NÃO SE EXPONHA AO SOL APÓS ESSE PROCEDIMENTO! ISSO MANCHA A PELE!!!!

CREME PARA FORTALECER
01 colher de sopa de cavalinha fresca, 04 colheres de sopa de água, 01 colher de chá de manteiga de cacau, 01 colher de chá de lanolina.

Modo de Preparo: cozinhe a cavalinha na água, até ferver; separadamente misture a lanolina com a manteiga de cacau, em banho-maria, acrescentando a infusão de cavalinha. Misture até formar um creme. Aplique o creme,massageando.
FORTALECER
Para fortalecer unhas quebradiças, rachadas e fracas: coloque 30 g de cravo em 200 ml de óleo de oliva, cozinhe durante 3 horas em banho-maria. Coe. Massageie as unhas com o óleo de cravo durante 10 dias.

Agora se você pensa que gosta mesmo de unha, precisa conhecer esse blog aqui ó, o:

LACQUERIZED - é um blog muito bem feitinho que só fala de unhas, esmaltes e tendências.
A michéle, autora do blog, tem 26 anos, mora perto de amsterdam e é tarada por unhas, desde que ela conseguiu parar de roê-las. Não é legal?
Dá uma olhadinha nessa unha.... Não é o meu estilo, mas as mãos e as unhas da menina são bapho e ela jura que não tira a cutícula, só na base da hidratação.

green springtime - adorei o nome! (tempo de primavera verde)

Olha só os balms (hidratantes) para cuticula que ela usa. Vou ver se acho esse da lush por aqui.
Aliás, alguém sabe e dizer se ainda tem a loja da lush aqui em Brasília? Era no Brasília shopping, não? Se alguém puder me avisa nos comentários, agradeço muito!

Eu fiquei encantanda com o passo a passo que tem no blog dela para a limpeza das unhas. Tá certo que é em inglês, mas é só vc colocar o tradutor do google que fica sopa no mel. Além de tudo, as imagens são autoexplicativas. Juro que vou tentar fazer essa limpeza com pincel. Deve realmente ser mais fácil e rápido.
Vou transcrever e traduzir aqui com os devidos créditos, porque sei que tem amiguinhas preguiçosas que não vão entrar no blog. Olha que demais!!!!

Limpeza em seis etapas:


Eu sei que há vários artigos sobre isso, mas eu queria mostrar como eu faço a limpeza à minha maneira. Recebo tantas perguntas sobre como eu pinto minhas unhas, que eu sempre acabo procurando artigos para o consultar. Achei que seria bom ter uma referência do meu próprio! Bem, aqui vai ...Então, você pintou as unhas da melhor maneira que você poderia e tudo correu muito bem. Mas ainda não está perfeita. Ainda!  Você pode deixá-lo assim, ou se você é um freak perfeccionista como eu, você vai tentar corrigir isso. Existem vários métodos para suavizar a linha de cutícula, como o uso de canetas corretor ou  removedores (acetona).
A experiência ensinou-me que o método que estou prestes a mostrar-lhe que funciona melhor para mim! É muito simples, rápido e você só precisa de dois produtos.

Primeira coisa que você precisa é de um pincel. Você pode ter de experimentar diferentes tipos até descobrir o que funciona melhor para você. Encontrado pincel perfeito? Você deverá consider trocálo eventualmente pois, depois de um tempo, ele mostrará sinais de desgaste e então você deverá substituí-lo .A escova que estou usando é um pincel simples, por isso não precisa ser uma marca de maquiagem!

O que você também vai precisar é de algo para remover a unha . Acetona para as mãos é a solução mais fácil, rápida e barata! No entanto, um removedor normal vai funcionar também. Atualmente eu uso o removedor pois a acetona ressecam muito as cutículas.

Ok, vamos lá! Leve o seu pincel e o mergulhe na acetona. Certifique-se de que você não tem muito produto em seu pincel etire o excesso em uma almofada de algodão primeiro. Se você colocar  muito acetona, ela correrá nas bordas das suas cutículas e nós realmente não queremos que isso aconteça. Agora, coloque o pincel ao lado da linha unha polonês pretende neaten. Varra seu pincel levemente, sem aplicar qualquer pressão.Você só tem que tirar um escorrego. Tire o excesso de esmalte do pincel no chumaço de algodão embebido em acetona ou removedor de esmaltes.

Tadaaá: uma linha muito bem perto da cutícula. E não foi assim tão difícil de todo. Geralmente, levo cerca de 5 minutos para fazer a limpeza. Há algumas coisas a prestar atenção! Algumas cores  não vão permitir que você faça a limpeza assim, terá que ser pelo método tradicinal (pauzinho de laranjeira). Eu acho que azuis, vermelhos e vampies são cores difíceis, já que tendem a inundar suas cutículas! Além disso, você deve fazer a limpeza das unhascom o esmalte já seco. eu normalmente esperar uns dez minutos antes de começar.

Quando tudo estiver pronto, é hora para alguma hidratação!
Cutículas realmente desprezam acetona por isso é necessário o uso de um hidratante com eles, toda vez depois de terem sido expostos a esse material .
Até recentemente eu usei diferentes tipos de óleos e bálsamos cutícula, mas eu acho que pode ter encontrado o meu Santo Graal tratamento cutícula: Lemony Flutter por Lush. Esfregar esta manteiga de limão cheirosas em seu cutículas irá realmente ajudá-los a ficar macio e hidratado.

E aí gostaram? a tradução não ficou de todo mal, né?


Beijos e até a próxima!

3 Comentários. Comente também!:

Anônimo disse...

Oi Mari, sinto muito mas não temos mais a Lush no Brasil.Eu usava quase tudo daquela loja, minha pele se dava muito bem com os produtos(menos o meu bolso) e no ano passado na Itália quase infartei quando ví que a loja era pertinho do hotel.Até Dona Marina fez umas comprinhas por lá.Quanto aos esmaltes, surtos por aqui também e a última mistura que fiz foi o Jackie com o Citrino da Risque que também fica muito bonito sozinho.

Beijocas, Meg

Unknown disse...

Oi Meg. Muito obrigada pela informação. Será que em Londres tem? estou indo em agosto e queria muito comprar esse balm....
a propósito: porque vc saiu como anônimo? Beijos, Mari.

Meg disse...

Mari, prepare o cartão porque a Lush é britânica, então...já viu.Talvez pela dislexia internética da pessoa aqui eu saí como anônimo.Mag