quinta-feira, 25 de março de 2010

CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO DE ALIMENTOS

Porque eu fico simplesmente LOUCA quando vejo algum alimento indo para a lixeira, resolvi compartilhar essas dicas para congelamento de alimentos. Eu já tentei de tudo lá em casa para que as auxiliares reaproveitem comida. Já ensineu receitas de bolinhos de arroz, de mandioca, do diabo a quatro. Mesmo assim, de vez em quando pego uma delas jogando comida no lixo e me pergunto: será que na casa delas também é assim???? Então tá, vou pagar um curso de Aproveitamento de sobras criativo na kaza chique.

Para quem não conhece, a Kaza Chique é uma empresa que ministra cursos específicos para aperfeiçoar sua profissional doméstica. Alguns temas trabalhados são:
Postura e atitudes ideais do profissional doméstico; A Higiene pessoal e no trabalho; A Rotina da casa; Como limpar e conservar ; Atendimento: porta, interfone e telefone; Colocação da mesa no dia-a-dia; Arrumação da cama; Lavar, passar e guardar as roupas; Aproveitamento de sobras; Cardápios para o dia-a-dia.

Mas, voltando ao tópico principal:

Congelamento de alimentos


Pode, não pode

Ao preparar sopas, utilize ingredientes frescos, se possível os do tipo orgânicos (cultivados sem adição de agrotóxicos). Mas saiba que alguns deles, como a batata, só devem ir ao freezer em forma de purês ou em pratos prontos. Cruas ou cozidas, ficam duras e perdem o sabor. O mesmo acontece com os ovos. Carne bovina e aves conservam suas propriedades protéicas, textura e gosto. Mas, precisam ser descongeladas dentro da própria embalagem e na geladeira, por 12 horas (no verão) ou 24 horas (no inverno).

Já os vegetais requerem técnicas específicas. Antes de congelar, lave tudo muito bem e corte os talos. Em seguida, mergulhe, por alguns segundos, legumes e verduras em uma panela com água fervente. Depois, na água gelada, para evitar que cozinhem. Assim, você estará preservando o sabor, a textura e a cor dos alimentos. Para armazenar, utilize sacos plásticos, não esquecendo de tirar todo o ar da embalagem.
**Frango – Em pedaços, crus ou cozidos, embalados em sacos plásticos. Descongele na geladeira.
**Músculo – Em pequenas porções. Descongele na geladeira.

**Legumes:

*Abóbora – Descascada, em pedaços, e congelada cozida ou em forma de purê. Descongele em temperatura ambiente. Se preferir, pode ir direto do freezer para a panela.
*Aipim – Descascado, cortado em pedaços, embalado cru ou cozido. Neste caso, antes de congelar, resfrie por três minutos. Se for armazenado ainda cru, no descongelamento pode ir direto do freezer para a panela.
*Batata – Em forma de purê. Descongele na geladeira.
*Beterraba – cozida, inteira ou em fatias. Descongele na geladeira.
*Cenoura – Raspe e escalde durante três a cinco minutos, conforme o tamanho. Pode ir direto do freezer para a panela.
*Chuchu – Corte e escalde de um a dois minutos. Vai direto do freezer para refogar.
*Couve flor – Separe os buquês, deixe de molho em água e sal por 15 minutos. Depois, lave e escalde em água com limão por três minutos. Pode ir direto do freezer para a panela.
*Espinafre – Retire as folhas, lave e escalde por dois minutos. Vai direto do freezer para refogar.
*Milho – Em grãos, congele cozidos ou escaldados durante três minutos; em espigas, escalde por cinco minutos. Do freezer direto para refogar, em água quente.
*Salsa – Lave, seque bem e pique. Vai direto do freezer para refogar.
*Tomate – Somente em forma de suco, purê ou molho. Pode ir direto do freezer para refogar.
*Vagem – Corte as extremidades, retire os fios, escalde por dois a três 3 minutos e congele inteira ou cortada. Vai direto do freezer para refogar.
Assim, com tudo congelado, fica mais fácil sobrar tempo prá fazer outras cositas ou até ficar de pernas pro ar....

Beijos e até a próxima!

0 Comentários. Comente também!: